segunda-feira, 2 de março de 2020

Espaço Gourmet Receitas .016 . Crepe Minas Uai!

 

 


Crepe Minas Uai!



Esta receita é muito nutritiva. Os ingredientes principais, ovos, fubá e queijo minas, são característicos de Minas Gerais. Esta receita nos leva a relembrar nossos passeios pelas montanhas das Gerais, sentindo aquele ventinho no rosto que aquece nosso coração e nossa alma.







Crepe Minas Uai!

https://youtu.be/p09ov8d4HZE


Crepe Minas Uai!


artdoviver@gmail.com
Playlist no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLLVJbGPp3kF9dNmQduAJJ_rGtHJyGH-Tf

 


Ingredientes:


3 ovos
2 colheres de fubá bem fino
Um pouco de água filtrada e um pouco de óleo de soja
¼ de colher de sopa de tempero alho e sal
¼ de colher de sopa de alho triturado
6 fatias de queijo Minas
1 colher de chá de linhaça
1 colher de chá de queijo parmesão ralado
Opcional: Orégano

 


Modo de preparo:


01. Na parte de baixo de uma omeleteira coloque um pouco de água filtrada e um pouco de óleo de cozinha de sua preferência.
02. Adicione os 1/4 de tempero alho e sal e alho triturado
03. Deixe que ferva em fogo alto.
04. Aproveite a tampa superior para bater os ovos
05. Quando estiverem bem batidinhos adicione as 2 colheres de sopa de fubá bem fininho.
06. Misture muito bem até incorporar todo o fubá nos ovos batidos.
07. Abaixe o fogo para médio.
08. Despeje sobre a água fervente.
09. Limpe a parte superior com umas 2 passadas de água filtrada e tampe a inferior para cozinhar os ovos com fubá.
10. Depois de pronto, coloque as fatias de queijo Minas, a linhaça, o queijo parmesão ralado.
11. Dobre o crepe ou sirva aberto. é de sua preferência.
Sirva quentinho!


Detalhes dos ingredientes utilizados nesta receita:


01. Milho
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GEM_corn.jpg - By Keith Weller, USDA [Public domain], via Wikimedia Commons
https://pt.wikipedia.org/wiki/Milho

"O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. O milho puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e do arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras. Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco. No entanto, é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos. No Brasil, é a matéria-prima principal de vários pratos da culinária típica brasileira, como canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido. Na indústria, pode ser usado como componente para a fabricação de rebuçados, biscoitos, pães, chocolates, geleias, sorvetes e maionese. Apesar de serem usados para fazer pães, o milho não contém a proteína glúten."



02. Ovos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_(alimento)

“Os ovos são considerados habitualmente como alimento saudáveis, completos e de boa digestão, além de alto valor nutritivo. A sua capacidade energética está em cerca de 160 calorias por cem gramas, sendo superior nos ovos de pata (189 calorias). Além de que seu preço é acessível e de boa relação custo/benefício. O ovo é rico em proteínas (12%), que possuem todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporções equilibradas. De efeito, a proteína do ovo, a ovoalbumina, é considerada como a proteína padrão ou de referência para comparar o valor nutritivo das proteínas de outros alimentos. Possuem vitaminas do complexo B, A e D (esta localizadas exclusivamente na gema, por serem vitaminas lipossolúveis). O consumo de um ovo por dia, aproxima-se de 40% das necessidades diárias de biotina (B7), vitamina necessária em numerosas funções orgânicas; também cobre 20% de riboflavina (ou vitamina B2). Os ovos não possuem quantidade significativas de vitamina C. O ovo também contém alguns sais minerais, porém convém demonstrar que a quantidade de ferro do ovo é relativamente baixa. Outros componentes presentes no ovo é a colina, uma amina essencial que favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central no feto e atribuem-se efeitos positivos sobre a memória; luteína e zeaxantina, ambas do grupo das xantofilas, relacionadas por algumas fontes como favoráveis na redução das cataratas. Contudo, o National Eye Institute não possui evidências significativas que indiquem ou apoie esses efeitos.”



03. Linhaça
https://www.ingredientesonline.com.br/farinha-de-linhaca-dourada-crua

https://www.ecycle.com.br/6772-linhaca.html

“Hoje em dia, as sementes de linhaça têm ganhado fama de superalimento. E alguns estudos confirmam seus benefícios, que incluem redução do colesterol, melhora da pressão arterial e diminuição do risco de câncer. Confira!
1. Ricas em nutrientes. Apenas uma colher de sopa de linhaça (7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de algumas vitaminas e minerais. 
2. Rica em Ômega 3
3. Fonte de lignanas, que podem reduzir o risco de câncer
4. Rica em fibras dietéticas
5. Pode melhorar o colesterol
6. Pode reduzir a pressão arterial
7. Contêm proteína de alta qualidade
8. Linhaça pode ajudar a controlar o açúcar no sangue
9. Ajuda no controle do peso
10. É um ingrediente versátil

Uma dica para adicionar essas pequenas sementes em sua dieta é consumir a linhaça moída em vez de inteira, já que as sementes de linhaça moídas são mais fáceis de digerir.”

 





 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário